UM SONHO
Quando tudo começou, em 2005, sonhávamos em criar e desenvolver guitarras acústicas cuja sonoridade, tocabilidade e estética combinassem com o talento dos melhores guitarristas e estimulassem a sua inspiração.
Porque as nossas raízes estavam em Berthier-sur-Mer, no coração dos Apalaches, sonhávamos promover a Picea rubens, vulgarmente conhecida como abeto vermelho Adirondack, uma espécie rara de madeira reconhecida mundialmente pelas suas excepcionais qualidades harmónicas e que cresce em abundância em nossa linda região.
Por fim, sonhávamos com um instrumento topo de gama ao qual daríamos o nome de ganso porque assim reflectiria a nossa terra onde cresce Picea rubens e onde os gansos-das-neves vêm descansar durante as suas migrações anuais.
TORNAR-SE REALIDADE
Reunimos, portanto, em torno de Robin Boucher, uma equipe de artesãos e luthiers apaixonados pela sua profissão, para fabricar e montar manualmente, com paciência e meticulosidade, guitarras acústicas com som deslumbrante.
Esta equipa, apurada e enriquecida ao longo dos anos, supera-se todos os dias com a satisfação de um trabalho bem feito.
Cada uma das nossas guitarras tem uma personalidade própria que se adapta às expectativas particulares do seu músico, mas todas têm em comum uma projeção extraordinária, uma riqueza e equilíbrio harmónicos inigualáveis e uma gama de frequências fiável que permite ao guitarrista transmitir ao seu público o registo completo das suas emoções, das mais cruas às mais subtis.
Muitos artistas de renome no Canadá e no exterior têm o prazer de testemunhar o vínculo único que têm com a sua guitarra Boucher.
É também por isso que os nossos instrumentos são tão populares entre cantores e compositores em busca de novas inspirações.
As nossas placas de som são tão conceituadas que, depois de guardar o melhor para os nossos próprios instrumentos, ainda vendemos vários milhares a mais a cada ano para outros fabricantes de guitarras acústicas de renome mundial.
Os amantes de guitarras vintage são sempre surpreendidos e seduzidos pelos atributos sonoros das nossas guitarras que, sem a Boucher, não estariam disponíveis no novo mercado de guitarras acústicas.
Claro que muito devemos à Picea rubens mas também conseguimos encontrar no mercado mundial as mais belas peças de essências exóticas disponíveis, permitindo-nos aliar uma estética deslumbrante ao som prodigioso das nossas guitarras.
Trabalhámos arduamente para alcançar este resultado e mantivemo-nos fiéis aos nossos objectivos. Estamos orgulhosos da nossa jornada que, apesar das armadilhas que encontramos, nos trouxe até onde estamos hoje.
FOCADOS NO FUTURO
Somos criativos e gostamos de inovar. Somos os primeiros a introduzir tampos Picea rubens torrados. Diversos depoimentos de revistas especializadas e de luthiers de renome, consideram a caixa acústica torrada a inovação mais significativa dos últimos 40 anos no mundo das guitarras de alta gama. Além disso, desde 2011, multiplicamos as pesquisas sobre estrutura e robustez das nossas guitarras, tocabilidade, conforto do braço e acabamento em geral.
É assim que melhoramos constantemente o nosso produto sem nunca sacrificar o som sublime que caracteriza as nossas guitarras. O nosso novo sonho é dar uma nova vida à indústria da guitarra acústica… Quer saber? Estamos a chegar lá!